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Resumo da Cadeira
Curso Acupuntura
Estado Candidaturas abertas
Regime Laboral
Ano 1º Ano
Semestre
ECTS 5
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Identificar anatomicamente os trajetos dos 12 meridianos principais;
  • Identificar anatomicamente os trajetos dos vasos governador e do vaso da conceção;
  • Identificar anatomicamente os principais pontos dos meridianos estudados;
  • Conhecer os nomes em mandarim, as indicações terapêuticas e as funções dos meridianos e dos pontos estudados;
  • Conhecer as funções e a localização dos pontos Shu dorsais, pontos de alarme (Mu), pontos mestres (Hui), pontos de abertura (Xi), pontos fonte (yuan), pontos de conexão (luo);
  • Conhecer a teoria subjacente, às funções e à localização dos pontos shu antigos (jing, ying, shu, jing, he);
  • Explicar a origem e interpretação terapêutica associada aos nomes dos pontos;
  • Demonstrar raciocínio e tomada de decisão de acordo com as teorias estudadas;
  • Identificar conjugações de pontos segundo funções e indicações terapêuticas.

Conteúdos programáticos

  1. Conceitos introdutórios do estudo das estruturas energéticas principais: medidas utilizadas para localização de pontos de acupuntura;

  2. Canais principais do pulmão, intestino grosso, estômago, baço/pâncreas, coração, intestino delgado, bexiga, rim, pericárdio, triplo aquecedor, vesícula biliar, fígado: Pontos principais; Trajeto do canal; Função e localização dos pontos e Indicações terapêuticas;

  3. Vaso governador e vaso da conceção: Trajeto; Pontos; Função e localização dos pontos e Indicações terapêuticas;

  4. Pontos shu antigos;

  5. Categorias dos pontos: alarme (mu); mestres (Hui); abertura; fonte (yuan); conexão (luo).

Metodologias/
Avaliação

A metodologia de ensino será essencialmente teórica e teórico-prática com recurso a práticas laboratoriais. O docente explica os conceitos teóricos – aula T-, demonstra a localização dos meridianos e dos pontos de acupuntura em estudantes – aula TP - e seguidamente supervisiona e auxilia os estudantes na aplicação do conhecimento – aula PL.

Os estudantes devem praticar em grupos de dois.

A avaliação será desenvolvida com recurso: 2 Provas Práticas (20%+20%) e 2 Frequências (30%+30%).

Regente da Unidade Curricular

Cláudia Sousa
(Prof.ª Especialista)

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