Menu
Resumo da Cadeira
Curso Acupuntura
Estado Candidaturas abertas
Regime Laboral
Ano 2º Ano
Semestre
ECTS 4
Partilhar curso
   

Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Distinguir anatomicamente os trajetos dos 12 canais principais;
  • Distinguir anatomicamente os trajetos e pontos dos 8 canais extraordinários;
  • Descrever anatomicamente os pontos de acupuntura dos canais estudados;
  • Compreender as indicações terapêuticas e as funções dos canais e pontos de acupuntura estudados;
  • Compreender as funções e a localização dos pontos Shu dorsais, pontos de alarme (Mu), pontos mestres (Hui), pontos de abertura (Xi), pontos fonte (yuan), pontos de conexão (luo);
  • Compreender a teoria subjacente às funções e à localização dos pontos shu antigos (jing, ying, shu, jing, he);
  • Demonstrar raciocínio e tomada de decisão de acordo com as teorias estudadas;
  • Explicar conjugações de pontos segundo funções e indicações terapêuticas.

Conteúdos programáticos

  1. Revisão de conceitos básicos;
  2. Canais do pulmão, intestino grosso, estômago, baço/pâncreas, coração, intestino delgado, bexiga, rim, pericárdio, triplo aquecedor, vesícula biliar, fígado: Pontos; Trajeto do canal; Função e localização dos pontos e Indicações terapêuticas;
  3. Canais extraordinários: Trajeto; Pontos; Função e localização dos pontos e Indicações terapêuticas;
  4. Pontos shu antigos: revisão de conteúdos; aplicação prática; resolução de casos clínicos;
  5. Categorias especiais de pontos: revisão de conteúdos; aplicação prática; resolução de casos clínicos.

Metodologias/
Avaliação

A metodologia de ensino será essencialmente teórica e teórico-prática com recurso a práticas laboratoriais. O docente explica os conceitos teóricos – aula T-, demonstra a localização dos meridianos e dos pontos de acupuntura em estudantes – aula TP - e seguidamente supervisiona e auxilia os alunos na aplicação do conhecimento – aula PL. Os estudantes devem praticar em grupos de dois.

A avaliação será desenvolvida com recurso 1 frequência com componente teórica e prática (45%), 1 frequência teórica (25%) e a um trabalho individual a desenvolver em conjunto com a unidade curricular de Entrevista e História Clínica em Acupuntura e Métodos de Diagnóstico em Acupuntura I (30%).

Regente da Unidade Curricular

Cláudia Sousa
(Prof.ª Especialista)

Partilhar curso