Menu
Resumo da Cadeira
Partilhar curso
   

Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Caracterizar a Psicologia da Saúde e o contributo para o Termalismo e Bem-estar;
  • Conhecer os vários campos de intervenção da Psicologia da Saúde;
  • Compreender os processos psicológicos envolvidos na prevenção da doença e promoção da saúde;
  • Compreender o contributo teórico-prático da psicologia na prevenção da doença e promoção da saúde.

Conteúdos programáticos

  1. Introdução e delimitação de conceitos
    Psicologia da Saúde. Os Modelos Biomédico, Biopsicossocial e holístico. Implicações na prática da Acupuntura.
  2. Factores psicossociais na saúde e na doença
    A doença como fator de crise. As significações de saúde/doença. As emoções ao longo do processo de doença. O luto face à perda da saúde.
  3. Compreensão e intervenção em: comportamentos de saúde, comportamentos de risco e na doença.
    A adesão terapêutica: modelo dialético de avaliação e promoção da adesão. Fatores psicológicos e sociais das doenças. A teoria do Locus de controlo, a teoria da ação ponderada e do comportamento planeado, o modelo das crenças de saúde e o modelo da ação na saúde. Comunicação terapêutica como contributo na melhoria da qualidade de cuidados, adequada à fase desenvolvimental do cliente. Intervenção na dor.

Metodologias/
Avaliação

Os trabalhos de grupo serão avaliados com a ponderação de 30% Trabalho Escrito e 70% Apresentação presencial e Videogravação de simulação, em que se utilizará os critérios de avaliação do modelo de avaliação de trabalhos escritos e os seguintes critérios específicos:

  • Demonstração de conhecimentos teórico-práticos de Psicologia da Saúde;
  • Capacidade de aplicação dos conhecimentos teórico-práticos na prestação de cuidados de Termalismo e Bem-estar, adequando-os à fase de desenvolvimento e idiossincrasias da pessoa;
  • Capacidade de prática baseada na evidência da Psicologia da Saúde. A avaliação terá em consideração a avaliação de Peer Feedback, identificando os contributos dos membros do grupo para os resultados de aprendizagem.

Regente da Unidade Curricular

Regente: Ana Torres

Partilhar curso