Menu
Resumo da Cadeira
Curso Acupuntura
Estado Candidaturas abertas
Regime Laboral
Ano 1º Ano
Semestre
ECTS 5
Partilhar curso
   

Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Compreender e analisar as implicações resultantes da doença para a pessoa; 
  • Compreender e analisar as respostas humanas ao processo de doença; 
  • Demonstrar conhecimentos de patologia e suas manifestações no sistema cardíaco; 
  • Demonstrar conhecimentos de patologia e suas manifestações no sistema vascular; 
  • Demonstrar conhecimentos de patologia e suas manifestações no sistema respiratório; 
  • Demonstrar conhecimentos de patologia e suas manifestações no sistema nervoso; 
  • Demonstrar conhecimentos de patologia e suas manifestações no sistema osteoarticular. 

Conteúdos programáticos

  • Sistema cardiovascular: isquemia, trombose e embolia; angina e enfarte; hipertensão arterial; aterosclerose;distúrbios da condução elétrica; insuficiência cardíaca; aneurismas; pericardite e endocardite; neoplasias; 
  • Sistema respiratório: asma; doença pulmonar obstrutiva crónica; tromboembolismo pulmonar; patologia infeciosa; neoplasias; 
  • Sistema nervoso: distúrbios sensoriais; motores; acidente vascular cerebral; doenças neuro degenerativas;demência; epilepsia; meningite; neoplasias; 
  • Sistema músculo-esquelético: tipos de fraturas; tendinites e bursites; ruturas musculares; miosites edermatomiosites; rabdomiólise; neoplasias; 
  • Sistema tegumentar: alterações cutâneas benignas, eczema e atopia, reações de hipersensibilidade, psoríase, manifestações cutâneas de doença sistémica; neoplasias; 
  • Patologia psiquiátrica: sintomas como manifestação de distúrbios orgânicos, a componente orgânica das doençaspsiquiátricas, doenças neuróticas, doenças psicóticas, distúrbios de personalidade. 

Metodologias/
Avaliação

As metodologias de ensino assentam numa abordagem teórica e teórico-prática, operacionalizas pelos métodos expositivo, interrogativo e estudos de caso. Privilegia-se a participação ativa dos estudantes, através da interação constante professor/estudante com objetivo de criar momentos de reflexão que tomam por base a experiência prática de cada um.

A avaliação é realizada através de 4 frequências (1ª Frequência 15%+ 2ª Frequência 35%+ 3ª Frequência 15%+ 4ª Frequência 35%). 

Regente da Unidade Curricular

Bruno Soares
(Prof. Especialista)

Partilhar curso