Menu
Resumo da Cadeira
Partilhar curso
   

Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Prescrever componentes fitoterápicos de acordo com o diagnostico Chinês;
  • Reconhecer as metodologias centrais da diatética chinesa e a caracterização das suas intervenções;
  • Conhecer as vantagens e limitações da reflexologia podal e da acupuntura craniana;
  • Localizar as zonas reflexas e os pontos podais e cranianas conhecendo os princípios do tratamento;
  • Elaborar planos de tratamento de alterações músculo-esqueléticas e do foro interno recorrendo ao Tuina;
  • Executar nas diferentes áreas corporais das crianças a massagem Tuina;
  • Resolver casos clínicos referentes a todas as especialidades de acupuntura e a todas as técnicas auxiliares de acupuntura lecionadas até á data.

Conteúdos programáticos

  • Prescrição fitoterápica segundo os seis níveis energéticos;
  • Preparação e prescrição de componentes e formulas chinesa- meios de administração, execução de decocções, dosagens, toxicidade, efeitos secundários, interações entre componentes e fármacos ocidentais;
  • Metodologias da diatética Chinesa;
  • Diatética na prática clínica;
  • Aplicação da diatética Chinesa em condições patológicas;
  • Acupuntura craniana- indicações, contraindicações e efeitos; localização de pontos e áreas de manipulação;
  • Reflexologia podal – indicações, contraindicações e efeitos; localização de pontos e áreas; tipos de manipulação;
  • Tratamento de patologias musculosqueléticas da face e cabeça, coluna vertebral, membro superior e inferior;
  • Tratamento de condições do foro interno;
  • Áreas corporais da criança e execução de tuina na mão, cabeça, região dorsal e abdominal;
  • Indicações e contraindicações da massagem Tuina;
  • Efeitos da massagem Tuina em crianças;
  • Resolução de casos clínicos.

Metodologias/
Avaliação

A metodologia de ensino será essencialmente teórico-prático com recurso a praticas e a orientações tutorais. O docente expõe os conteúdos teóricos (aula T), demonstra a execução da técnica (aula TP) e seguidamente supervisiona e auxilia os alunos na aplicação do conhecimento (aula PL). Os alunos devem praticar em grupos de dois. Nas temáticas de fitoterapia, diatética e nutrição o ensino será maioritariamente teórico com predominância do método expositivo. Nas temáticas de reflexologia podal e acupuntura craniana, os conceitos serão adquiridos em aulas teóricas, demonstrados em aulas teórico-práticas e exercitados em aulas práticos. A resolução e discussão de casos clínicos simulando a prática profissional será realizada em orientações tutoriais.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

Paula Carvalho
(Professora)

Partilhar curso