Menu
Resumo da Cadeira
Curso Acupuntura
Estado Candidaturas abertas
Regime Laboral
Ano 3º Ano
Semestre
ECTS 14
Partilhar curso
   

Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Conhecer fisiologia da criança e relacioná-la com as alterações mais comuns;
  • Métodos de diagnóstico específicos, as medidas gerais do tratamento das alterações patológicas e as síndromes mais comuns em pediatria;
  • Conhecer a fisiopatologia do sistema digestivo, urinário e reprodutor masculino e feminino, segundo os fundamentos da MTC e integrada nos conhecimentos científicos modernos;
  • Etiologia e possíveis tratamentos de alterações gastroenterológicas, urológicas e ginecológicas;
  • Relacionar a idade da mulher com as patologias e síndromes ginecológicas;
  • Fisiologia do ciclo menstrual, as alterações mais comuns e as consequências das mesmas para a saúde da mulher;
  • Resolver casos clínicos delineando um plano de tratamento nas alterações pediátricas, gastroenterológicas, urológicas e ginecológicas.

Conteúdos programáticos

  • A fisiologia da criança, do sistema gastrointestinal, urinário e ginecológico segundo os fundamentos da acupunctura e integração nos conceitos da fisiologia e fisiopatologia ocidental moderna;

  • Métodos de diagnóstico em pediatria e ginecologia e suas particularidades;

  • Etiologia e tratamento de febre, Enurese noturna, Dor abdominal, vómitos e diarreia, Eritemas, eczema atópico, infeções fúngicas, indigestão, desmame, cólicas, vómitos, dentição, choro noturno, Otite média, alergia e asma;

  • Gastrite, Úlcera péptica, Dispepsia, Refluxo esofágico, Náusea e vómito, Enterite, Síndrome do cólon irritável;

  • Obstipação, Diarreia, Hemorroidas, Cistite, Nefrite, Prostatite, Uretrite, Poliúria, Oligúria e anúria, Incontinência, Litíase Renal, Insuficiência Renal (aguda e crônica), Prolapso da bexiga, Impotência, Amenorreia, Endometriose, Fertilidade/infertilidade, Gravidez, Menopausa, Prolapso uterino;

  • Resolução de casos práticos de pediatria, gastroenterologia, urologia e ginecologia.

Metodologias/
Avaliação

A metodologia de ensino será maioritariamente teórica uma vez que os conceitos serão expostos aos alunos. A resolução e discussão de casos práticos em contexto de aula é também de extrema importância para a consolidação dos conteúdos. Estes exercícios serão feitos em aulas teórico-práticas.

A avaliação do conhecimento será realizada em dois momentos distintos, sensivelmente a meio e no final da disciplina, através de 2 frequências com igual ponderação na nota final da unidade curricular.

Após serão discutidos em grupo os pontos que se revelaram mais críticos numa atitude de avaliação formativa.

Regente da Unidade Curricular

Ricardo Picão
(Prof. Especialista)

Partilhar curso