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Resumo da Cadeira
Curso Acupuntura
Estado Candidaturas abertas
Regime Laboral
Ano 2º Ano
Semestre
ECTS 6
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Compreender a diferenciação de síndromes de Qi, Sangue e Fluidos Corporais;  
  • Compreender a diferenciação de síndromes dos órgãos internos; 
  • Compreender o diagnóstico da medicina tradicional Chinesa de acordo com os Níveis Energéticos das 6 Camadas e das 4 Camadas; 
  • Compreendendo o diagnóstico de pulso e o seu significado de acordo com a medicina tradicional Chinesa integrando-o no diagnóstico das síndromes; 
  • Analisar casos práticos estabelecendo um diagnóstico à luz da medicina tradicional Chinesa delineando um plano de tratamento. 

Conteúdos programáticos

  • Diferenciação de síndromes de Qi, Sangue e Fluidos Corporais; 
  • Diferenciação de síndromes dos Órgãos Internos (Zang-Fu) - Rins e Bexiga (Shen e PangGuang), Baço e Estômago (Pi e Wei), Fígado e Vesícula Biliar (Gan e Dan), Coração e Intestino Delgado (Xin e Xiao Chang), Pulmão e Intestino Grosso (Fei e Da Chang), Pericárdio e Triplo Aquecedor (Xin Bao e San Jiao), A relação com os Níveis Energéticos das 6 Camadas e as 4 Camadas (Taiyang / Yangming/ Shaoyin/ Taiyin/ Jueyin/ Shaoyin | WeiQi/ Qi/ YingQi/ Xuè) ;
  • O diagnóstico pelo Tratado das Doenças pelo Frio - ShangHanLun; 
    Palpação do pulso - Os 28 tipos de pulso patológico, Integração nas síndromes dos Órgãos Internos (Zang-Fu). 

Metodologias/
Avaliação

A metodologia de ensino será essencialmente teórica e teórico-prática com recurso a práticas laboratoriais. O docente explica os conceitos teóricos – aula T - e aplica-os no contexto teórico-prático exemplificando – aula TP- e seguidamente supervisiona e auxilia os estudantes na aplicação do conhecimento e no desenvolvimento do raciocínio clínico – aula PL.

Os estudantes devem praticar as técnicas de diagnóstico em grupos de dois que deverão ser rotativos.  
A avaliação será desenvolvida com recurso a 2 frequências teóricas com igual ponderação para a nota final da unidade curricular (50% cada), onde serão avaliadas as componentes de compreensão das bases teóricas de cada uma das técnicas estudadas e avaliadas as componentes práticas e de execução de cada um dos aspetos que compõem o Diagnóstico. 

Regente da Unidade Curricular

Manuela Santos 
(Prof.ª Especialista)

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