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Resumo da Cadeira
Curso Acupuntura
Estado Candidaturas abertas
Regime Laboral
Ano 2º Ano
Semestre
ECTS 3
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Reconhecer a importância do diagnóstico da Medicina Tradicional Chinesa como fundamental para a prática clínica de acupuntura;
  • Compreender o significado dos achados clínicos obtidos através dos 4 métodos de diagnóstico;
  • Relacionar as diferentes áreas corporais, incluindo a língua, de forma a estabelecer um diagnóstico à luz da medicina tradicional Chinesa;
  • Compreender a importância da palpação do pulso para o estabelecimento do diagnóstico da medicina tradicional Chinesa e iniciar a sua prática;
  • Compreender os 8 princípios (Bagang).

Conteúdos programáticos

  • Introdução ao diagnóstico em MTC;
  • Os 4 Métodos de diagnóstico:
  1. Inspeção/Observação (Inspeção do Shen, Inspeção do corpo e áreas específicas, Inspeção da cor, Inspeção da língua):
    1. Análise somatotópica da língua e suas áreas correspondentes;
    2. Características da língua (corpo, cor, capa, aspeto, marcas);
  2. Auscultação;
  3. Olfação;
  4. Palpação:
    1. Palpação do pulso (Pulsologia);
    2. Análise dos pulsos radiais (direito e esquerdo);
    3. As seis posições (3+3: Cun, Guan, Chi) e correspondência com o Sistema Zang Fu;
    4. Principais características: profundidade, volume, força, turgência.);
    5. Diferenciação de síndromes segundo os 8 Princípios – Bagang (Interior- Exterior, Frio-Calor, Deficiência - Excesso, Yin - Yang).

Metodologias/
Avaliação

A metodologia de ensino será essencialmente teórica e teórico-prática com recurso a práticas laboratoriais. O docente explica os conceitos teóricos e aplica-os no contexto prático – aula T e TP - e seguidamente supervisiona e auxilia os estudantes na aplicação do conhecimento e no desenvolvimento do raciocínio clínico – aula PL. Os estudantes devem praticar as técnicas de diagnóstico em grupos de dois que deverão ser rotativos. A avaliação será desenvolvida com recurso a frequência teórica (50%) e a um trabalho individual a desenvolver em conjunto com a unidade curricular de Entrevista e História Clínica em Acupuntura e Topografia de Meridianos e Pontos de Acupuntura II (50%). No trabalho individual pretende-se que o estudante faça o diagnóstico segundo a Medicina Tradicional Chinesa de uma condição a definir.

Regente da Unidade Curricular

Cláudia Sousa
(Prof.ª Especialista)

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