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Resumo da Cadeira
Curso Acupuntura
Estado Candidaturas abertas
Regime Laboral
Ano 2º Ano
Semestre
ECTS 2
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Ao longo da unidade curricular o estudante deve adquirir conhecimentos no enquadramento laboral e a legislação sobre SST, bem como conhecer o seu objeto de estudo.
  • O estudante deve avaliar e identificar os riscos profissionais no local de trabalho.
  • O estudante deve ainda compreender os princípios de uma cultura de prevenção, desenvolvendo comportamentos seguros no âmbito da segurança, higiene e saúde no trabalho, o estudante deve saber nomear medidas de prevenção e formas de implementação em contexto de trabalho, bem como identificar causas e consequências dos acidentes de trabalho e doenças profissionais.

Conteúdos programáticos

  • Introdução à segurança e saúde no trabalho: fundamentos de segurança e aspetos jurídicos.

  • Organização da segurança, higiene e saúde no trabalho.

  • Conceito dos diferentes tipos de riscos profissionais. Gestão dos riscos laborais e acidentes de trabalho.

  • Biossegurança. Segurança biológica, química e física. Segurança em prática clínica.

  • Redução de risco. Segurança coletiva e segurança individual. Sistemas e equipamentos de proteção coletiva e individual.

  • Sinalização de segurança: critérios de seleção, instalação e manutenção.

  • Gestão de resíduos. Princípios e métodos da avaliação dos riscos.

  • Elaboração de uma lista de verificação relativo ao levantamento de perigos e avaliação dos riscos, bem como a análise de medidas preventivas, em contexto de prática clínica.

  • Elaboração de mapa de avaliação de risco.

  • Análise e interpretação de casos práticos.

Metodologias/
Avaliação

As metodologias de ensino utilizadas na unidade curricular de Higiene e Segurança em prática clínica são de natureza expositiva e participativa com recurso à demonstração, dando lugar a debates sobre os temas apresentados, discussão de casos, elaboração de trabalhos de grupo e tarefas de resolução de problemas em sala de aula. A avaliação será composta por uma frequência, com ponderação de 100%.

Regente da Unidade Curricular

Fernando Faria
(Prof. Especialista)

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