Menu
Resumo da Cadeira
Partilhar curso
   

Objetivos de aprendizagem/ Competências

Ao longo da unidade curricular o estudante deve adquirir conhecimentos no enquadramento laboral e a legislação sobre SST, bem como conhecer o seu objeto de estudo. O estudante deve avaliar e identificar os riscos profissionais no local de trabalho. O estudante deve ainda compreender os princípios de uma cultura de prevenção, desenvolvendo comportamentos seguros no âmbito da segurança, higiene e saúde no trabalho, o estudante deve saber nomear medidas de prevenção e formas de implementação em contexto de trabalho, bem como identificar causas e consequências dos acidentes de trabalho e doenças profissionais.

Conteúdos programáticos

  • Introdução à segurança e saúde no trabalho: fundamentos de segurança e aspetos jurídicos.
  • Organização da segurança, higiene e saúde no trabalho.
  • Conceito dos diferentes tipos de riscos profissionais. Gestão dos riscos laborais e acidentes de trabalho.
  • Biossegurança. Segurança biológica, química e física. Segurança em prática clínica.
  • Redução de risco. Segurança coletiva e segurança individual. Sistemas e equipamentos de proteção coletiva e individual.
  • Sinalização de segurança: critérios de seleção, instalação e manutenção.
  • Gestão de resíduos. Métodos e técnicas de desinfeção e esterilização.
  • Princípios e métodos da avaliação dos riscos.
  • Elaboração de uma lista de verificação relativo ao levantamento de perigos e avaliação dos riscos, bem como a análise de medidas preventivas, em contexto de prática clínica.
  • Elaboração de mapa de avaliação de risco.
  • Análise e interpretação de casos práticos.

Metodologias/
Avaliação

As metodologias de ensino utilizadas na unidade curricular de Higiene e Segurança em prática clínica são de natureza expositiva e participativa com recurso à demonstração, dando lugar a debates sobre os temas apresentados, discussão de casos, elaboração de trabalhos de grupo e tarefas de resolução de problemas em sala de aula.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

A definir...

Partilhar curso