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Resumo da Cadeira
Curso Enfermagem
Estado Candidaturas abertas
Regime Laboral
Ano 1º Ano
Semestre
ECTS 3
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Conhecer conceitos básicos de Farmacologia;
  • Identificar formas farmacêuticas e diferentes vias de administração de fármacos;
  • Descrever o ciclo geral dos fármacos no organismo; - Compreender os mecanismos gerais de ação dos fármacos no organismo
  • Reconhecer efeitos adversos e possíveis interações medicamentosas;
  • Identificar numa situação clínica, com base nos conhecimentos adquiridos, o problema e potenciais formas de resolução;
  • Compreender e reconhecer as principais classes de fármacos, os seus mecanismos de ação e as suas aplicações.

Conteúdos programáticos

  1. Introdução à Farmacologia e regulamentação dos medicamentos em Portugal. Formas farmacêuticas e vias administração.
  2. Farmacocinética e mecanismos moleculares de ação dos Fármacos.
  3. Organização funcional da atividade nervosa central e autonómica.
  4. Farmacologia do Sistema Nervoso Central. Psicoestimulantes, ansiolíticos, antiepiléticos e antidepressivos.
  5. Farmacologia da dor e inflamação. Analgésicos, anti-inflamatórios esteroides e não esteroides, anestésicos.
  6. Farmacologia do sistema cardiovascular. Cardiotónicos, antiarrítmicos, antihipertensores e diuréticos.
  7. Farmacologia do sangue. Coagulação. Antidislipidémicos.
  8. Farmacologia do sistema respiratório. Broncodilatadores, antitússicos, expetorantes e mucolíticos.
  9. Farmacologia do aparelho digestivo. Modificadores da secreção e motilidade gástricas. Antiácidos e antieméticos.
  10. Farmacologia do sistema endócrino. Antidiabéticos e contracetivos orais.
  11. Farmacologia dos processos infeciosos. Principais classes de antibióticos, antifúngicos e antivíricos.

Metodologias/
Avaliação

A metodologia de ensino seguirá um método expositivo e participativo, com aplicação e resolução de problemas e/ou casos clínicos relacionados com a temática da farmacologia. Também incluirá a preparação de temáticas específicas da unidade curricular, numa adaptação da metodologia “task-based learning”. A avaliação contínua será constituída por duas frequências (50% + 50%).

Em época de Exame a avaliação será realizada por meio de um exame teórico.

Regente da Unidade Curricular

Bruno Fonseca
(Prof.º Especialista)

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