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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Analisar as teorias éticas, os princípios éticos e os valores;
  • Identificar os conceitos essenciais inerentes ao comportamento éticos e deontológicos;
  • Demonstrar processo de tomada de decisão ética fundamentado;
  • Justificar a importância das decisões éticas em situações específicas de diferentes contextos de cuidados de saúde;
  • Refletir sobre os principais conflitos/dilemas éticos inerentes à saúde;
  • Abordar de forma adequada as questões éticas que podem comprometer a segurança, a privacidade ou a dignidade do cliente;
  • Reconhecer os direitos e deveres do doente;
  • Demonstrar capacidade de tomada de decisão ética.

Conteúdos programáticos

  • Fundamentos da ética e da moral.
  • Análise e discussão dos conceitos de ética, moral, consciência moral, deontologia, direito e bioética, valores e axiologia.
  • A pessoa e a dignidade humana, a vulnerabilidade e a integridade.
  • Os modelos ou correntes de pensamento em Bioética.
  • A dimensão ética dos cuidados de saúde: consentimento informado, sigilo profissional, confidencialidade, privacidade e a objeção de consciência.
  • Bioética I e Bioética II - Problemas atuais de Bioética perante o progresso técnico e científico ao longo do ciclo vital.
  • A construção da decisão ética e a responsabilidade na prática profissional.
  • Legislação aplicável à saúde no âmbito das TNC

Metodologias/
Avaliação

Serão utilizadas metodologias de aprendizagem expositivas e baseadas em problemas, com foco nos resultados da aprendizagem. Dinâmicas de grupo e individuais de desenvolvimento de competências de sensibilidade ética e bioética. Trabalho de grupo privilegiando a discussão e o diálogo ético.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

Carlos Gomes
(Prof. Doutor)

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