Menu
Resumo da Cadeira
Curso Acupuntura
Estado Candidaturas abertas
Regime Laboral
Ano 1º Ano
Semestre
ECTS 2
Partilhar curso
   

Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Analisar as teorias éticas, os princípios éticos e os valores;
  • Identificar os conceitos essenciais inerentes ao comportamento éticos e deontológicos;
  • Demonstrar processo de tomada de decisão ética fundamentado;
  • Justificar a importância das decisões éticas em situações específicas de diferentes contextos de cuidados de saúde;
  • Refletir sobre os principais conflitos/dilemas éticos inerentes à saúde;
  • Abordar de forma adequada as questões éticas que podem comprometer a segurança, a privacidade ou a dignidade do cliente;
  • Reconhecer os direitos e deveres do doente;
  • Demonstrar capacidade de tomada de decisão ética.

Conteúdos programáticos

  • Fundamentos da ética e da moral.

  • Análise e discussão dos conceitos de ética, moral, consciência moral, deontologia, direito e bioética, valores e axiologia.

  • A pessoa e a dignidade humana, a vulnerabilidade e a integridade.

  • Os modelos ou correntes de pensamento em Bioética.

  • A dimensão ética dos cuidados de saúde: consentimento informado, sigilo profissional, confidencialidade, privacidade e a objeção de consciência.

  • Bioética I e Bioética II - Problemas atuais de Bioética perante o progresso técnico e científico ao longo do ciclo vital.

  • A construção da decisão ética e a responsabilidade na prática profissional.

  • Legislação aplicável à saúde no âmbito das TNC.

Metodologias/
Avaliação

Serão utilizadas metodologias expositivas e de problem based learning centradas nos resultados das aprendizagens. Nas aulas teóricas será utilizado o método expositivo. Nas aulas teórico práticas será utilizada a discussão de textos e casos de deliberação ética. A avaliação contínua contempla as diferentes tipologias letivas, na vertente teórica, teórico-prática e será avaliada pelo produto final do trabalho de grupo, e integrará a participação do estudante nas diversas atividades propostas ao longo das sessões letivas.

Trabalho de grupo – 100% com peearfedbak

Regente da Unidade Curricular

Carlos Gomes
(Prof. Especialista)

Partilhar curso