Menu
Resumo da Cadeira
Curso Acupuntura
Estado Candidaturas abertas
Regime Laboral
Ano 2º Ano
Semestre
ECTS 4
Partilhar curso
   

Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Observar em contexto clínico real, a prática de acupuntura e técnicas auxiliares;
  • Sensibilizar para a importância do registo adequado introduzindo a sua prática em documento apropriado;
  • Possibilitar ao estudante a consulta do registo clínico do cliente respeitando o atual regulamento geral de proteção de dados;
  • Sensibilizar para a importância do trabalho em equipa multidisciplinar e consciencializar para os limites da acupuntura, identificando situações de possível reencaminhamento;
  • Relacionar os conhecimentos básicos de patologia e anatomia com a prática clínica;
  • Desenvolver um comportamento com base nos padrões de prática e nos princípios éticos, respeitando a privacidade do cliente e o sigilo profissional;
  • Respeitar as normas de higiene e segurança em prática clínica;
  • Desenvolver competências de relação com o cliente, família e outros profissionais de saúde em equipas multidisciplinares.

Conteúdos programáticos

O estágio I é uma etapa de introdução geral à profissão cujo objetivo principal é possibilitar o contacto com a profissão de acupuntor em contexto real de trabalho, durante 1 dia por semana ao longo de todo o semestre. Trata-se de um estágio maioritariamente observacional com vista a sensibilizar para a importância do registo, encaminhamento do cliente, cumprimento das normas de higiene, princípios éticos e segurança do cliente.

Desta forma, prevê-se que o estudante possa observar, analisar e discutir com o orientador e supervisor os conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares de história, princípios e fundamentos da medicina tradicional chinesa, teorias fundamentais em acupuntura, topografia de meridianos e pontos de acupuntura, métodos de diagnóstico em acupuntura.

Metodologias/
Avaliação

A metodologia de ensino é prática em contexto real de trabalho, com supervisão do tutor em articulação com o supervisor.
A avaliação será realizada pelo tutor, de acordo com grelha de avaliação proposta no início da unidade curricular. Esta aquisição é supervisionada pelo docente da escola, que garante o bom funcionamento deste processo, contribuindo para uma boa relação tutor-estudante. O estudante deverá realizar um relatório final de estágio de carácter reflexivo, avaliado pelo orientador e pelo regente da unidade curricular.

A classificação final da disciplina resulta da seguinte média aritmética ponderada: nota de estágio 60% e relatório de estágio 40%.

Regente da Unidade Curricular

Cláudia Sousa
(Prof.ª Especialista)

Partilhar curso