Menu
Resumo da Cadeira
Curso Acupuntura
Estado Candidaturas abertas
Regime Laboral
Ano 3º Ano
Semestre
ECTS 6
Partilhar curso
   

Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Aplicar em contexto clínico as técnicas de acupuntura e auxiliares, nomeadamente massagem e dígito puntura energéticas, exercícios energéticos e reflexologia;
  • Desenvolver o raciocínio clínico através da discussão de casos e delinear planos de tratamento recorrendo a técnicas de acupuntura;
  • Intervir maioritariamente em patologias do foro músculo-esqueléticas, reumático e psiquiátrico;
  • Intervir em casos de dor aguda, dor crónica, quadros depressivos e ansiosos com uso de massagem e digitopuntura energéticas, exercícios energéticos e reflexologia como forma de tratamento;
  • Relacionar os conhecimentos de patologia, anatomia, nutrição imagiologia e análises clínicas com a prática clínica;
  • Demonstrar comportamento adequado com base nos padrões de prática e nos princípios éticos e deontológicos da profissão, respeitando as regras de higiene e segurança em prática clínica.

Esta UC contribui com 6 ECTS- Componente Prática de Acupuntura alíneas d), artigo 12º, Portaria 172-C/2015, 5 junho.

Conteúdos programáticos

O estágio III é um estágio cumulativo que visa o desenvolvimento do raciocínio clínico e o delineamento de um plano de tratamento que privilegie o uso de massagem e digitopuntura energéticas, exercícios energéticos e reflexologia (auriculoterapia) como forma de tratamento. É esperado que o estudante intervenha essencialmente em patologias musculoesqueléticas, reumático e psiquiátrico. É também esperado que o estudante registe adequadamente a evolução do estado clínico do utente e cumpra todas as regras de ética, de deontologia, de higiene e segurança na prática clínica.

A presente unidade curricular deverá abranger a maioria dos conteúdos lecionados nas unidades curriculares precedentes, especialmente em métodos terapêuticos de acupuntura I e acupuntura em especialidades I.

Metodologias/
Avaliação

A metodologia de ensino é pratica em contexto real de trabalho, com supervisão do orientador.

A avaliação será realizada pelo orientador, de acordo com grelha de avaliação constante de um contracto de aprendizagem efetuado no início da unidade curricular, onde serão expressas as necessidades de formação na área onde decorre a aprendizagem e as propostas de processos para as obter.

Esta aquisição é supervisionada pelo docente da escola, que garante o bom funcionamento deste processo, contribuindo para uma boa relação supervisor-estudante. O estudante deverá realizar um relatório final de estágio de caracter reflexivo, avaliado pelo docente responsável pela unidade curricular.

A classificação final da disciplina resulta da seguinte aritmética ponderada: nota de estágio 80% e relatório de estágio 20%.

Regente da Unidade Curricular

Paula Carvalho
(Prof.ª Especialista)

Partilhar curso