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Resumo da Cadeira
Curso Acupuntura
Estado Candidaturas abertas
Regime Laboral
Ano 3º Ano
Semestre
ECTS 6
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Localizar corretamente os pontos e os meridianos principais e extraordinários de acupuntura;
  • Aplicar os métodos do diagnóstico Chinês, entrevista, observação, auscultação, diagnóstico de língua e pulso;
  • Registar de f. adequada a entrevista, história clínica inicial dos utentes e a evolução do estado clínico;
  • Aplicar as técnicas de acupuntura, ventosas, moxibustão e eletroacupuntura;
  • Desenvolver o raciocínio clínico, pela discussão de casos reais e delinear planos de tratamento adequados, discutindo-os com o supervisor;
  • Relacionar os conhecimentos de patologia, anatomia, nutrição, imagiologia e análises clínicas com a prática clínica;
  • Desenvolver um comportamento com base nos padrões e princípios éticos e deontológicos da profissão, respeitando as regras de higiene e segurança em prática clínica;
  • Desenvolver competências de relação com o utente, família e outros profissionais.

Conteúdos programáticos

O estágio II visa a o desenvolvimento do raciocinio clínico através da prática do diagnóstico Chinês e do delineamento de um plano de tratamento adequado.

O tratamento deverá ser realizado utilizando apenas técnicas acupunturais, ventosas, moxibustão e eletroterapia. Desta forma a presente unidade curricular deverá abranger a maioria dos conteúdos lecionados nas unidades curriculares precedentes, especialmente em teorias fundamentais em acupuntura I e II, toporafia de meridianos e pontos de acupuntura I e II, metodos de diagnóstico em acupuntura I e II e técnicas acupunturais.

Metodologias/
Avaliação

A metodologia de ensino é prática em contexto real de trabalho, com supervisão do orientador. A avaliação será realizada pelo orientador, de acordo com grelha de avaliação constante de um contrato de aprendizagem efetuado no início da unidade curricular, onde serão expressas as necessidades de formação na área onde decorre a aprendizagem e as propostas de processos para as obter. Esta aquisição é supervisionada pelo docente da escola, que garante o bom funcionamento deste processo, contribuindo para uma boa relação supervisor-estudante. O estudante deverá realizar um relatório final de estágio de carácter reflexivo, avaliado pelo docente responsável pela unidade curricular.

A classificação final da disciplina resulta da seguinte média aritmética ponderada: nota de estágio 70% e relatório de estágio 30%.

Regente da Unidade Curricular

Manuela Santos 
(Prof.ª Especialista)

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