Menu
Resumo da Cadeira
Curso Acupuntura
Estado Candidaturas abertas
Regime Laboral
Ano 1º Ano
Semestre
ECTS 2
Partilhar curso
   

Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Compreender os objetivos, métodos e aplicações da epidemiologia na área da saúde.
  • Reconhecer a importância do estudo das condições ou das exposições a determinantes de saúde;
  • Calcular riscos relativos, odds ratios, sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo, valor preditivo negativo e precisão;
  • Calcular medidas de frequência, associação e impacte;
  • Reconhecer a importância dos estudos epidemiológicos na prevenção de doenças;
  • Reconhecer as fases de um protocolo de um rastreio epidemiológico e de um estudo epidemiológico;
  • Interpretar criticamente resultados de estudos epidemiológicos.

Conteúdos programáticos

  1. Introdução à Epidemiologia
    Evolução histórica e seu conceito. Finalidades e objetivos da Epidemiologia. Validade e interesse. Usos e aplicações práticas da Epidemiologia em Enfermagem. Áreas da epidemiologia e métodos em Epidemiologia.

  2. Epidemiologia e a Dualidade Saúde/doença
    História natural da doença/níveis de prevenção. Fatores que influenciam a saúde no homem. Estrutura epidemiológica. Classificação dos caracteres epidemiológicos.
    Cálculo de riscos relativos, odds ratios, sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo, valor preditivo negativo e precisão. Cálculo das medidas de frequência, associação e impacte.
    Indicadores de saúde. Padronização.

  3. Resolução Epidemiológica dos Problemas de Saúde
    Metodologia epidemiológica. Rastreio. Inquéritos epidemiológicos. Estudos epidemiológicos.

  4. Intervenção Epidemiológica nos Problemas de Saúde
    Vigilância epidemiológica. Ação do enfermeiro numa perspetiva epidemiológica.

Metodologias/
Avaliação

As metodologias estão alinhadas com a tipologia de aulas, promovendo a participação do estudante, através de um processo de construção ativa e colaborativa das suas aprendizagens.

Estas abordagens serão complementadas com dinâmicas de grupo na co-criação de infográficos com foco nas principais alterações ao estado de saúde da pessoa ou comunidade, através da mobilização dos conhecimentos desenvolvidos teoricamente.

Na avaliação será assim integrada no percurso das sessões letivas em articulação com metodologias de ensino sendo operacionalizada através de trabalho de grupo (100%) tendo como outcome o infográfico. Será também aplicada a dinâmica de peer feedback, na identificação dos contributos de cada elemento e respetivas competências atingidas. A avaliação permitirá evidenciar os resultados da aprendizagem em função dos objetivos fixados, e que o estudante recebe o feedback sobre o seu desempenho, associado a aconselhamento sobre o seu processo de aprendizagem.

Regente da Unidade Curricular

António Ferreira
(Prof.ª Especialista)

Partilhar curso