Menu
Resumo da Cadeira
Partilhar curso
   

Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Compreender a importância do registo adequado na prática clínica diária;
  • Identificar os parâmetros essências para a realização da entrevista clínica na prática de acupuntura;
  • Conhecer a importância da história clínica e dos antecedentes pessoais para o diagnóstico segundo a medicina tradicional Chinesa;
  • Conhecer as principais questões durante a primeira consulta e consultas sucessivas, e conhecer o seu significado segundo a medicina tradicional Chinesa;
  • Conduzir a entrevista segundo os sinais e sintomas referidos pelos pacientes;
  • Compreender a importância da inspeção, auscultação, olfação, palpação, diagnóstico da língua e do pulso como complementos da entrevista;
  • Compreender a importância dos exames complementares de diagnóstico e análises clínicas para o diagnóstico da medicina tradicional Chinesa;
  • Simular a entrevista com casos clínicos hipotéticos.

Conteúdos programáticos

  • A importância do registo, quando e como registar;
  • Condições essenciais para o exame clínico:

1. Entrevista/anamnese - Informação geral / Perfil e dados do paciente, Queixa principal, História da doença atual, Antecedentes pessoais / história familiar, Questões essenciais e seu significado;

2. Exame físico - Importância da inspeção, auscultação, olfação e palpação, Importância do diagnóstico da língua e do pulso;

  • Exames complementares – Importância;
  • Exames complementares de diagnóstico, Análises clínicas;
  • Simulação de entrevistas;
  • Interpretação de casos reais.

Metodologias/
Avaliação

A presente unidade curricular pretende dotar os estudantes de conhecimentos teóricos referentes à formulação de questões e interpretação das respostas dos pacientes à luz da medicina tradicional Chinesa. Desta forma os conceitos serão expostos aos estudantes em aulas teóricas. É, no entanto, fundamental a prática da entrevista em contexto de aula simulando o contexto de estágio e o contexto real de trabalho (Role Play e Role Reversal).
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

A definir...

Partilhar curso