Menu
Resumo da Cadeira
Curso Acupuntura
Estado Candidaturas abertas
Regime Laboral
Ano 3º Ano
Semestre
ECTS 3
Partilhar curso
   

Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Pretende-se que o estudante demonstre conhecimentos clínico-laboratoriais de forma a correlacionar os resultados analíticos com a informação clínica dos doentes.
  • Integre e compreenda a utilidade clínica dos diferentes parâmetros analíticos, aplicando os conhecimentos no diagnóstico e monitorização das diferentes patologias.
  • Utilize a terminologia médica na comunicação interdisciplinar. Avalie e interprete casos clínicos, identifique e selecione os perfis analíticos mais adequados a cada caso clínico.

Conteúdos programáticos

  • Conceito de Semiologia analítica
  • Dados analíticos e interpretação de resultados: valores de referência, variabilidade analítica (biológica, inter/intra-indivíduo).
  • Diagnóstico laboratorial em Bioquímica: alterações da função hepática, dislipidemias, diabetes, alterações da tiroide e paratiroide, alterações da função renal.
  • Diagnóstico laboratorial em Hematologia: hemograma- alterações e critérios de interpretação, anemias, hemoglobinopatias.
  • Diagnóstico laboratorial em Microbiologia: Infeção – conceito, sinais, sintomas, mecanismos de defesa, diagnóstico e abordagem laboratorial.
  • Infeção Bacteriana. Infeção Vírica. Infeção do trato urinário.
  • Estudo de casos clínicos referentes aos temas abordados: diagnóstico e abordagem laboratorial.
  • Visita de estudo a um laboratório clínico.

Metodologias/
Avaliação

Esta unidade curricular compreende aulas teóricas e teórico-práticas.

A metodologia de ensino será de carater expositivo, com recurso a discussão de exames reais numa vertente de integração da noção de leitura de relatórios de análises clínicas no contexto das alterações fisiológicas principais. A avaliação será realizada através de uma prova teórica sumativa e de uma prova com interpretação de casos clínicos.

A avaliação será composta por uma frequência 100%, cuja fórmula será composta por componente teórica com ponderação de 60% e componente de trabalho individual de 40% (a entregar no dia da frequência).

Regente da Unidade Curricular

Fernando Faria
(Prof. Especialista)

Partilhar curso