Menu

A Praxe académica promove atividades de natureza diversa (humanista, solidária, desportiva, de saúde e pois claro de convívio e entusiasmo) no sentido de facilitar a integração dos novos estudantes do ensino superior, junto dos seus pares e das instituições de ensino.

Envolve, também, um conjunto de práticas desenvolvidas e orientadas por um grupo de estudantes mais velhos (veteranos) e obedece a leis restritas, usualmente contidas no que se chama de código de praxe.

Em anos mais recentes, campanhas de sensibilização governamentais (como a EXARP e na comunicação social) estão a contribuir para uma maior sensibilização das comunidades académicas, promovendo práticas responsáveis não abusivas e não violentas.

A adesão à praxe é facultativa (não é de adesão obrigatória) e, portanto, a sua prática e vivência exclui todos aqueles que se recusam a participar ou que com ela não concordem.

A praxe académica, ainda que lúdica, pode e deve ser um momento de enriquecimento pessoal e social que marque, pela positiva, o tua vivência académica mesmo depois de concluído o teu curso!